talk

João Riqueza & Ernesto Costa

Area Manager

SONAE

João Riqueza
O João tirou licenciatura em Engenharia Informática no ISEP, ramo de sistemas de informação em 2005. Fez um percurso peculiar, iniciou a sua carreira como programador freelancer em 1997. Em 2000 decidiu complementar o seu conhecimento com a licenciatura e em paralelo com a sua atividade como freelancer. Foi o melhor aluno do seu ano. Em 2005, decide fazer uma alteração de carreira profissional para poder desenvolver-se como profissional e iniciar projetos de maior dimensão e complexidade, iniciando o seu percurso como trabalhador dependente em software houses. Desenvolveu projetos nas diversas indústrias, Seguros, Produção, Saúde e mais recentemente no retalho. Em 2011 juntou-se à equipa SONAE para implementar uma equipa e processos com competência em arquitetura empresarial. Desde 2014 que assumiu funções de manager de área de integração e em 2017 acumulou essa função com mais duas equipas Customer e Gestão de Identidades e Acessos. Orgulhoso pelas equipas e pessoas que tem a felicidade de liderar, e mais recentemente do sucesso da estratégia implementada de API management.

Ernesto Costa
O Ernesto tirou a Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática na Universidade do Minho em 2008. Iniciou a sua carreira profissional na empresa Wipro Retail onde se especializou na área de Integração tendo para isso trabalhado inicialmente na área de suporte. Posteriormente dedicou-se à implementação de projetos de integração em vários clientes internacionais, tais como SuperValu, Morrisons, Ahold, Despar, entre outros. Em 2014, aceitou um novo desafio na empresa Altran para se juntar à equipa de Integração da Sonae, tendo assumido funções técnicas, e algumas de gestão, em inúmeros projetos da Sonae. Desde 2017 tem estado a assumir um papel relevante na implementação da estratégia de API’s na Sonae, ao nível da sua de definição, especificação e implementação.

API Day - Open architectures

30 Outubro, 17h50, sala B032.

Com a digitalização do mundo e consequentemente da indústria, uma estratégia de arquitetura devidamente democratizada de acesso a API’s torna-se fundamental. Com esta, diversos desafios emergem: culturais, tecnológicos, metodológicos e operativos. Nesta sessão pretendemos apresentar-vos o caminho feito e a fazer já com proposta de valor nas mãos do consumidor